Notícias
07-11-2019 - Dinâmica de reformas elevará o PIB potencial do País, diz diretor do BC
Leia mais...

O diretor de Política Monetária e Econômica do Banco Central, Bruno Serra, disse que a dinâmica de reformas que vem sendo promovida pelo governo elevará o PIB potencial do País. No seminário "Dívida Pública - caminhos para a sustentabilidade", organizado pelo Tesouro Nacional, Serra disse que os economistas ficaram muito concentrados nos resultados primários até o ano de 2015. "Nós analistas deveríamos ter focado mais na dinâmica do gasto, não só no primário", disse.

 

Ele ressaltou que o governo vem promovendo uma mudança no crédito, com o setor privado ganhando protagonismo e o crédito direcionado ficando para trás. "Olhar só para o primário é uma medida restrita e não reconhece o esforço que o governo tem feito", completou. "A mensagem da última ata (do Copom) é que a característica desse ciclo econômico é diferente. O Estado hoje é grande, mas começa a perder participação."

Serra destacou o histórico de aumento de gasto público e pressão por inflação que levou aos juros altos praticados nos anos anteriores a 2015. "A dinâmica de gastos públicos foi interrompida em 2015 (por falta de espaço fiscal), batemos na parede", lembrou.

Agência Estado