Notícias
14-11-2019 - Empresários do BRICS apresentam 23 propostas para ampliar o comércio e facilitar investimentos
Leia mais...

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul devem fortalecer a cooperação para promover a integração comercial e o desenvolvimento econômico e social.  Esse foi o consenso da reunião do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília. No encontro, os líderes empresariais dos cinco países definiram as 23 propostas do setor privado que serão apresentadas aos chefes de Estado na Cúpula do BRICS, marcada para esta quinta-feira (14), no Palácio do Itamaraty. 

"As propostas serão bem recebidas pelos chefes de Estado, pois facilitarão a integração econômica entre os países do BRICS", afirmou o presidente da seção brasileira do CEBRICS, Jackson Schneider, que também preside a Embraer Defesa & Segurança.

Entre as ações sugeridas pelos empresários, ele destacou o reconhecimento mútuo de operadores econômicos autorizados e a implementação do certificado fitossanitário digital. Com o reconhecimento de operadores entre os países, o processo de exportação pode ser reduzido de quatro horas para menos de uma hora e o de importação de 36 horas para menos de quatro horas. 

Portal da Indústria