Notícias
14-11-2019 - Indústria paulista de calçados em viés de retomada
Leia mais...

 Nos últimos anos, a queda brusca na demanda interna e nas exportações provocaram reflexos na performance da indústria paulista de calçados. Ao mesmo tempo, a perspectiva para o setor no Estado de São Paulo é positiva. "Existe uma sinalização de melhoria no ambiente, com a retomada das vendas tanto no mercado doméstico quanto internacional. Certamente, o fato será refletido na indústria de calçados de São Paulo e do Brasil", afirma o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

 

Os polos calçadistas de São Paulo, localizados nas cidades de Birigui, Franca e Jaú, têm importância não somente econômica, mas social. "Nos municípios onde a atividade está presente são gerados milhares de empregos (quase 40 mil), gerando renda para a população. Do ponto de vista do Poder Público, a atividade também tem papel fundamental na geração de receita por meio de tributos", comenta o executivo da Abicalçados.

No ano passado, São Paulo seguiu como o terceiro maior estado exportador de calçados do País. Em 2018, os paulistas embarcaram 7 milhões de pares que geraram US$ 103,7 milhões, quedas tanto em volume (-4,1%) como em receita (-8,6%) em relação a 2017.

Exclusivo Online