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27-11-2019 - CNI e Sebrae investirão R$ 21 milhões para estimular exportação em pequenos negócios
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A CNI e o Sebrae assinaram terça-feira (26) um convênio para estimular e capacitar micro e pequenas a internacionalizarem suas operações. Com investimento de R$ 21 milhões, a parceria atenderá mil negócios nos próximos três anos. O acordo envolve treinamentos, consultorias, rodadas de negócios e apoio para prospecção de mercado, entre outras ações. Conforme estudo do Sebrae feito em 2019, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são pequenos negócios. Eles foram responsáveis por vendas externas que somaram US$ 1,24 bilhão em 2018.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressaltou a importância de pequenas empresas ampliarem suas exportações. "Ao internacionalizarem as operações, as empresas diversificam o mercado, aumentam o giro no estoque e consolidam a marca, inclusive no mercado interno", afirmou o presidente. "Há ainda o ganho com a participação em países com realidades distintas da nossa", completou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que, embora sejam numerosas no mundo inteiro, MPEs ainda têm um grande desafio de ampliar as exportações e o faturamento. "É preciso criar a cultura de que as micro e pequenas empresas podem exportar", observou Melles. "Muitos querem vender seus produtos para fora, mas ainda enfrentam dificuldade", acrescentou.

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