Notícias
29-11-2019 - Conheça práticas sustentáveis na produção de calçados e acessórios de couro no RS
Leia mais...

Por trás de calçados confortáveis e acessórios estilosos estão também praticas sustentáveis relacionadas à produção de couro. Seguindo tendência mundial e apelo do consumidor, indústrias do setor apostam em certificações que atestem a adoção de cuidados como reutilização de resíduos, bem-estar dos animais e redução do consumo de água e energia.

— O consumidor está cada vez mais informado, buscando produtos que agridam menos o ambiente e respeitem condições de trabalho — reforça José Fernando Bello, presidente-executivo do CICB.

Em novembro, a marca Usaflex, com sede em Igrejinha, no Vale do Paranhana, passou a solicitar de seus fornecedores a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) — construída pelo setor com apoio do projeto Brazilian Leather, do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A ideia da indústria é estimular os cerca de 20 parceiros que entregam a matéria-prima a terem hábitos que equilibrem ambiente, sociedade e economia.

— A certificação trará benefícios como transparência na interação com clientes — explica Alexandre Matte Junior, analista de projetos de inovação da Usaflex, conhecida pelos calçados confortáveis.

No Brasil, quatro curtumes têm a certificação, entre os quais, três no Rio Grande do Sul: Fuga Couros, de Marau, Courovale, de Portão, e Mats, de Campo Bom. O Estado é líder em exportação no setor. Fornecedor de couro acabado para empresas de calçados e acessórios, o Courovale é atestado há cerca de dois anos.

Zero Hora