Notícias
10-12-2019 - Grupo de RH do SinmaqSinos – Rumo a 1 década de atuação coletiva para potencializar soluções
Leia mais...

Em 29 de outubro de 2020 o Grupo de RH do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região – SinmaqSinos estará completando 1 década de atuação. Cristiane Stoffel Pinheiro, diretora executiva do sindicato e permanente participante desta iniciativa, explica que “Observamos a importância de buscar uma aproximação com as empresas da nossa base territorial. Avaliamos a necessidade de ouvir suas prioridades e colocar em pauta os temas mais relevantes ao nosso segmento, ofertando assim serviços que atendam suas demandas e que possam aprimorar seus produtos/mão de obra”. Ela acrescenta que o objetivo estratégico é “ajudar a tornar as nossas empresas ainda mais competitivas e, por consequência, tornar o Sinmaqsinos um sindicato forte e representativo.
Assim, mensalmente, nas quartas-feiras de cada mês, são realizadas reuniões, na sede do sindicato (rua Lucas de Oliveira, 49 – sala 304), ao meio-dia, em formato de almoço, com em média duas horas destinadas para a reunião. E  podem participar profissionais de RH, gestores e empresários das indústrias de máquinas.

A diretora executiva do SinmaqSinos relata que o grupo prioriza a atualização das empresas da base sobre legislação trabalhista e tendências dos tribunais. Também analisa e sugere alterações para mesa de negociações coletivas, elabora levantamento de necessidades e tendências de treinamento, capacitações, cursos em geral para as indústrias de máquinas, além de coordenar as ações desenvolvidas pelo Projeto Indústria Jovem do SinmaqSinos. Ainda desenvolve ações de benchmarking em Gestão de Pessoas e busca ações e negociações para redução de custos dos empresários da base.

10 anos de muitas realizações:

 

Muitas foram as conquistas e instrumentos desenvolvidos neste período:

- RH News: informativo on-line que trata de temas relevantes para a área de recursos humanos das indústrias de máquinas;

-  Projeto Indústria Jovem: potencializando uma aproximação do jovem à indústria e, ao mesmo, preparando o empresário a lidar com essa nova geração.


- Reuniões com profissionais especializados em temas como: insalubridade, periculosidade, medicina do Trabalho;

- Cursos exigidos pela legislação trabalhista: NRs, Desenvolvimento de Lideranças, eSocial, dentre tantos outros;

- Grupos de trabalho voltados a ações que orientem e atualizem as empresas sobre a legislação trabalhista e suas alterações, bem como, participação em consultas públicas e medidas protetivas, buscando reduzir a insegurança jurídica nas empresas;


- Desenvolvimento e análise de pesquisa salarial do setor de máquinas;

 

- Criação do Banco de Currículos: a cada ação desenvolvida pelo Projeto Indústria Jovem em parceria com a Escola Técnica Liberato, mais de 50 currículos são recebidos de jovens interessados a ingressar na indústria de máquinas por meio de estágios. O banco está à disposição das indústrias de máquinas; 

- Visitas de benchmarking que visam fortalecer as ações desenvolvidas pelo Grupo de RH, bem como das empresas participantes do Grupo;

 

O grupo objetiva o seu fortalecimento, buscando maior adesão e participação das indústrias de máquinas no Grupo e nas diversas ações ofertadas pelo Sindicato.


Troca de experiências gera soluções para as empresas

 

“A experiência está sendo realmente enriquecedora”, afirma a coordenadora do Grupo de RH do SinmaqSinos, Daiane Schmidt, diretora de Recursos Humanos da empresa Erps. Ela explica que “o grupo se foca muito na troca de experiências e no coletivismo, buscando melhorias para nossas organizações e o fortalecimento da entidade em representar nossas empresas. Compartilhando o conhecimento com os integrantes, conseguimos muitas vezes achar soluções de problemas e principalmente nos manter atualizado”.

Daiane ressalta que “através do nosso planejamento estratégico, fica claro que buscamos melhores práticas, pensamento coletivo e o fortalecimento de nossas empresas no mercado. Desenvolvemos esse trabalho com profissionais com vasta experiência no mercado e com capacitações diversas, o que fortalece ainda mais o grupo”.
Muitas foram as contribuições para a sua empresa, obtidas através da participação no Grupo de RH do SinmaqSinos. Daiane exemplifica com “atualização e adequações à legislação trabalhista, troca de experiências em ações de gestão de pessoas, cursos focados em nossas reais necessidades, aproximação com parceiros (gerando redução de custos em treinamentos ou gratuidade), ações coletivas que demonstraram êxito, como: consultas públicas e negociações coletivas”.
A gestão de pessoas é sempre um grande desafio. Daiane sublinha que “o tema mais discutido é a diferença de gerações e como administrar o público dentro das organizações, pelas suas diversidades”. Acrescenta que outro ponto de extrema relevância é a importância em manter-se atualizado às tendências inovadoras em gestão de pessoas. “O que se fez há seis meses, já pode ser considerado ultrapassado”. A coordenadora do Grupo de RH do SinmaqSinos garante que o cuidado com estas questões reduzirá a rotatividade e aumentará a competitividade de sua empresa.
Daiane recomenda a participação de todas as empresas representadas pelo SinmaqSinos no Grupo de RH. “Com certeza, a troca de experiência é um dos pilares do grupo, justamente pela diversidade de participantes e de segmentos, fazendo com que ideias inovadoras surjam tanto para gestão de pessoas, superação, momentos de dificuldades, como para reduzir a insegurança jurídica das empresas”, completa a coordenadora do grupo.