Notícias
06-01-2020 - Produção industrial superou expectativas para novembro
...

 A atividade industrial em novembro foi mais intensa do que o comum para o mês de novembro. O índice da produção, que foi de 50,9 pontos, não costuma se situar acima dos 50 pontos em novembro. Desde 2010, início da série histórica, essa é a terceira vez que isso ocorre. As informações são da Sondagem Industrial, divulgada pela CNI. Os indicadores variam de zero a 100 pontos. Quando estão acima dos 50 pontos, mostram aumento da produção e do emprego.

O índice de número de empregados alcançou, pela primeira vez, 50 pontos em novembro, sinalizando estabilidade frente a outubro. De acordo com a Sondagem, o crescimento da produção e a estabilidade do emprego não são comuns na passagem de outubro para novembro. Marcelo Azevedo, economista da CNI, explica que em novembro é comum ter queda na atividade industrial frente a outubro devido ao desaquecimento da produção para as vendas de Natal. "No entanto, a recuperação da demanda neste fim de ano trouxe aumento da atividade para atender ao mercado", complementa.
Conforme o levantamento, a ociosidade da indústria continua em queda. O uso da capacidade instalada foi de 70% em novembro, o maior percentual para o mês em quatro anos. O índice de utilização da capacidade instalada efetivo em relação ao usual para o mês atingiu o maior patamar desde outubro de 2013.

Portal da Indústria