Notícias
30-01-2020 - Indústria 4.0 é imprescindível para ter competitividade
...

A Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, engloba todas as inovações tecnológicas criadas nos últimos anos para facilitar processos industriais e gerar mais competitividade às empresas. O conceito básico entende que, ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes para controlar diversas ações de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e a autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Muitas vezes, por ser tão recente e desafiadora, vemos a Indústria 4.0 como algo muito distante. Mas a realidade é que ela se torna rapidamente imprescindível para a competividade nos mais diversos segmentos da atividade industrial. Então, todos nós da indústria devemos perseguir estes objetivos, rumarmos para este momento revolucionário.

Então, atento sempre às inovações, para estimular e proporcionar às empresas associadas o acesso ao admirável mundo novo, o SinmaqSinos criou o Movimento 4.0. O objetivo é apresentar na prática as soluções da Indústria 4.0 que poderão ser aplicadas na indústria de máquinas e consiste em realizar eventos individuais com fornecedores que desenvolvam estas soluções para demonstrar o que é possível aplicar no processo de fabricação das máquinas. 

Então, considerando a importância que este tema tem para nós fabricantes de máquinas, convidamos para que participem deste novo momento da história industrial, que não é uma ameaça, mas uma oportunidade ímpar de fornecer maior competitividade a nossos clientes.

Davilson Nogueira/Vice-presidente do Sinmaqsinos.