Notícias
02-03-2020 - Indústria do RS começa o ano em ritmo mais intenso
Leia mais...

A indústria gaúcha começa 2020 em ritmo mais intenso, com crescimento na produção (53,2 pontos) e no emprego (53,5) na comparação com dezembro do ano passado, quando foram de 42,4 e 48,8 pontos, respectivamente. É o que revela a Sondagem Industrial do RS, divulgada pela FIERGS. "O empresário gaúcho mostra disposição para investir, mas também tem a expectativa da continuidade das aprovações das reformas necessárias para o País, especialmente a Tributária", diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

 

Os resultados da produção e do emprego, acima dos 50 pontos, expressam elevação ante o mês anterior, desempenho bem acima de suas respectivas médias históricas para o primeiro mês do ano (47,9 e 49,6 pontos).

 

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu de 68%, em dezembro, para 67%, muito próximo do grau médio para janeiro (67,2%). O índice de UCI em relação a usual em 47 pontos mostrou que, na avaliação dos empresários, a capacidade continuou abaixo do usual para o mês, patamar dado pelos 50 pontos.

 

Em janeiro, o índice que mede os estoques de produtos finais relativamente ao planejado pelas empresas foi de 48,5 pontos. Valores abaixo de 50 indicam nível menor do que o planejado, mas diferentemente de outros indicadores, sinalizam uma demanda superior à esperada. "A indústria gaúcha tem total capacidade para aumentar a produção nos próximos meses", afirma o presidente da FIERGS.


Comunicação da FIERGS