Notícias
31-03-2020 - Pesquisa da FIERGS revela que 57,4% das indústrias estão com a produção parada no RS
...

Pesquisa realizada pela FIERGS, e divulgada nessa terça-feira (31), indica que 57,4% das indústrias gaúchas paralisaram a produção por causa da pandemia do coronavírus e 15,9% tiveram uma queda intensa na atividade. Além disso, 83,8% perceberam queda na demanda por seus produtos (mais de oito em cada dez consultadas). "Há problemas de toda a ordem para se manter a produção. Faltam insumos e matéria-prima, existe dificuldade de logística de transporte, cancelamento de pedidos. É fundamental o retorno gradativo às atividades, seguindo-se as recomendações de saúde, como teletrabalho e isolamento para grupos de risco, distanciamento entre pessoas, enfim, protocolos de contingência para que o ano não seja perdido ", afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. O levantamento consultou 193 indústrias entre os dias 26 e 27 de março.


Outra dificuldade de impacto relevante apontada na pesquisa realizada pela Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da FIERGS foi manter as linhas de produção em funcionamento. Nesse item, 85,9% das empresas tiveram problemas para conseguir insumos e matérias-primas. Em relação à logística, quase nove em cada dez não conseguem transportar seus produtos, insumos e matérias-primas.


Das 57,4% indústrias gaúchas sem atividade no momento, para 24,1% delas essa paralisação é por tempo indeterminado. Entre as que se mantêm operando, mais de 30% revelaram queda na produção. Para apenas 6,7% daquelas que responderam ocorreu um aumento na demanda.


Comunicação da FIERGS