Notícias
23-04-2020 - Crise acelera a digitalização e faz consumidor mudar hábitos
...

A crise do coronavírus vai mudar as relações de consumo no Brasil. Pesquisa do Instituto Locomotiva com 1.131 consumidores em 72 cidades de todos os Estados brasileiros já mostra mudança de comportamento na hora de comprar e aponta para uma tendência de digitalização da economia da baixa renda.

 
A compra pela internet via aplicativos cresceu mais de 30% no primeiro mês de isolamento social, com crescimentos mais expressivos em dois grandes mercados consumidores: o das pessoas com mais de 50 anos, que é o principal do país, e o das classes C, D e E, que juntas representam um pouco mais da metade do poder de compra de todos os brasileiros.
 
Nos hábitos de consumo, a pesquisa mostrou que 98% dos consumidores aumentaram as comparações de preço. Mais da metade deles (59%) dizem que passaram a comparar "muito mais". Dos entrevistados, 82% estão experimentando novas marcas; 70% passaram a economizar tempo nas compras.
 
Valor Econômico