Notícias
30-04-2020 - Empresários apoiam Guedes, mas pedem mudança de rumos
...

O ministro da Economia Paulo Guedes deu uma sinalização forte para o mundo empresarial, que vai abrir um espaço adicional de R$ 4 bilhões no orçamento deste ano nos investimentos em infraestrutura. Guedes afirmou aos empresários que há espaço nas contas nacionais para um repasse neste valor ao Ministério da Infraestrutura para investimentos em obras públicas. O valor seria adicionado ao orçamento da pasta este ano, elevando sua capacidade de investimentos em infraestrutura para R$ 12 bilhões. Segundo Guedes, o montante seria complementado por aportes da iniciativa privada via concessões.

 
Sob condição de anonimato, dois grandes empresários - um representante da indústria, em São Paulo, e outro do setor de serviços em Minas Gerais - convergiram no mesmo diagnóstico: não veem enfraquecimento do presidente Jair Bolsonaro depois do início da pandemia de coronavírus e da demissão do ministro da Justiça, Sergio Moro, mas sentem ser necessária uma correção de rumos na economia para garantir tranquilidade no "front" político.
 
Neste sentido, consideram crucial que Guedes permaneça à frente do Ministério da Economia, mas com ajustes na estratégia, até agora marcada por grande fiscalismo e relutância em atuar de forma mais proativa na atividade econômica. Uma das demandas é que se adote medidas para tornar efetiva a disponibilidade de capital de giro para pequenas empresas. "Está faltando jogar dinheiro, algumas empresas têm caixa para uma semana. Paulo Guedes tinha que abrir a torneira", comentou o representante do setor industrial.
 
Valor Econômico