Notícias
18-05-2020 - Coronavírus aparentemente domado, economia chinesa começa a se recuperar
...

A China reativou suas fábricas depois de controlar o surto de coronavírus em grande parte dentro de suas fronteiras. A questão agora é quem comprará os bens que essas fábricas fabricam. A produção industrial aumentou no mês passado na China mais que o dobro da velocidade esperada pela maioria dos economistas, de acordo com dados oficiais divulgados na sexta-feira pelo Bureau Nacional de Estatísticas do país. Mas as vendas no varejo caíram ainda mais acentuadamente do que o previsto, enquanto os pedidos para futuras exportações da China pararam.

 


Os estoques de bens não vendidos estão se acumulando. Os compradores ficam em casa. As fábricas produzem roupas, brinquedos e eletrônicos mais rapidamente do que os consumidores na China ou no exterior desejam comprá-los. À medida que o vírus se espalha, pesquisas com gerentes de compras na China mostraram pedidos de exportação caindo em abril.


As dificuldades estão provocando cada vez mais avisos de que a China - e possivelmente outros países depois dela - pode enfrentar um padrão de atividade econômica em forma de "W". Nesse padrão, a economia mergulha no nariz quando a maioria das empresas fecha durante os bloqueios e depois parece se recuperar quando as fábricas e lojas reabrem. Mas com muitos consumidores ainda com medo de infecções e desconfiados de gastar dinheiro, a economia mergulha uma segunda vez antes de iniciar uma recuperação mais sustentável.

 

The New York Times