Notícias
28-05-2020 - Governo inclui pequenas empresas em novo programa de garantia a crédito de R$20 bi
...

A equipe econômica finalizou proposta de Medida Provisória (MP) que cria um novo programa de garantia a crédito de 20 bilhões de reais, incluindo as pequenas empresas entre as elegíveis, ante indicação inicial de que seria direcionado principalmente às médias. Em minuta de exposição de motivos vista pela Reuters, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cita o conservadorismo dos bancos especialmente com as empresas de menor porte.

 


A inclusão vem em meio a reclamações generalizadas sobre a dificuldade das micro e pequenas empresas em acessar crédito, com as instituições financeiras negando pedidos de empréstimo pelo temor de inadimplência à frente.


Conforme minuta de exposição de motivos vista pela Reuters, a ideia é que os recursos sejam aportados no Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), administrado pelo BNDES, que prestará garantia às operações de crédito para empresas com faturamento bruto anual entre 360 mil reais e 300 milhões de reais em 2019.


"Vale frisar que os efeitos da paralisação das atividades são sentidos com mais força nas pequenas e médias empresas, as quais necessitam acesso a novas fontes de recursos, haja vista que uma das maneiras de se preservar essas empresas é assegurar o atendimento de suas despesas correntes dos próximos meses", escreveu o ministro da Economia, Paulo Guedes, no documento.


Reuters