Notícias
24-06-2020 - Confiança do empresário aumenta em 29 dos 30 setores pesquisados pela CNI
...

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela CNI, cresceu em 29 dos 30 setores industriais pesquisados. De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24), o resultado é reflexo de uma melhora generalizada das expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses. No entanto, na grande maioria dos setores (28), o indicador permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. O ICEI varia de 0 a 100.

 
A indústria extrativa ultrapassou os 50 pontos, indicando uma transição de pessimismo para otimismo em junho. Na indústria de transformação, apenas o setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos retomou a confiança neste mês. Esse avanço representa uma melhora positiva se comparado com o mês anterior, quando o ICEI estava abaixo de 50 pontos para todos os cortes setoriais, geográficos e de portes de empresa.
 
"Os empresários continuam cautelosos e ainda é cedo para se esperar uma volta do investimento, mas já se percebe que o pior da crise passou e as expectativas são de retomada das atividades", diz o gerente-executivo de Economia, Renato da Fonseca.
 
Portal da Indústria