Notícias
28-07-2020 - Produção industrial gaúcha sobe em junho, após três meses em queda
...

A produção industrial gaúcha teve alta em junho, segundo a Sondagem Industrial da Fiergs. A pesquisa apontou 55,2 pontos, na cotação das empresas. Pontuação acima de 50 significa aumento de expectativas positivos, pela metodologia da federação. Maio havia registrado 45,1 pontos. O novo levantamento foi feito entre 1º e 13 de julho ouvindo 194 empresas, sendo 39 pequenas, 65 médias e 90 grandes. 

 
O setor registrou queda desde março, quando eclodiu a pandemia do novo coronavírus, o que impôs medidas de restrições em diversas áreas, com paralisação da produção em abril em segmentos não essenciais. 
 
Segundo a Fiergs, o dado de junho foi o melhor resultado para o mês na série histórica. A entidade fez a ressalva que a base de comparação é muito baixa. A utilização da capacidade instalada (UCI), que baliza a produção, teve alta de 62%.
 
Outro indicador medido pela sondagem é o emprego, que ficou em 45,1 pontos, reduzindo pela quarta vez consecutiva, o que indica enxugamento diante de uma demanda mais fraca pelas restrições, analisa a Fiergs.
 
Jornal do Comércio