Notícias
01-10-2020 - Semana do Calçado 2020 reunirá setor coureiro-calçadista
..

Está tudo pronto para a Semana do Calçado 2020. Serão quatro dias de programação com a participação das entiddes e das promotoras de feiras do setor, com o objetivo de discutir a realidade e projetar o futuro do segmento.

 
"Novos caminhos. Novas soluções" é o tema central da programação, que se inicia segunda-feira, dia 5  às 11h com o painel "Conexão Couromoda Especial Semana do Calçado - Os Desafios e Oportunidades da Indústria e do Varejo no Pós-Covid". O empresário Jorge Bischoff , CEO do Bischoff Group, detentor das grifes JB e Loucos & Santos, será o protagonista do evento. O empresário responderá perguntas de Patrícia Cotti, diretora executiva do IBEVAR e professora do LABFIN.PROVAR/FIA; Marcos Andrade, presidente da ABIESV; e Airton Manoel Dias, diretor do Comitê Couromoda de Varejo, com mediação do jornalista Mauro Moraes, editor-chefe do Couromoda.com.
 
Ainda na segunda-feira, às 16h, Fenac Experiências Conectam-Fimec, Merkator Feiras e Eventos e Francal Ablac Show promovem uma série de três mini palestras sobre produção e gestão de conteúdos para as redes sociais. Os temas que serão tratados são: "Propósito de marca para se aproximar dos consumidores", com Maicon Dias, founder e CEO da Gampi Casa Criativa; "Um papo descomplicado sobre como exercer a criatividade na produção de conteúdo, com Kika Monteiro, gerente de comunicação e marketing da Francal Feiras, e "Qual é a história que você conta? Gestão e posicionamento nas redes sociais", por Renata Arteiro, da Talenttare Conteúdo e Criatividade.
 
Terça-feira, 6 de outubro, às 8h, o gestor de projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, apresentará o Programa Origem Sustentável - certificação para as empresas brasileiras da cadeia produtiva do calçado que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos segundo indicadores em cinco dimensões: econômico, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Nesta mesma oportunidade, também será apresentado o CSCB - Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro - programa do CICB – que é uma iniciativa focada para os curtumes e busca garantir o uso de processos sustentáveis dentro da cadeia produtiva do couro brasileiro. Abicalçados, Assintecal e CICB, através do CSCB promovem esta atividade da Semana do Calçado.
 
De terça (6) a quinta (8 de outubro), a Abicalçados, Assintecal, Inspiramais, Abrameq, CICB, IBTeC, Sebrae RS e Senai promoverão Rodadas de Negócios, para facilitar o processo de conexão de compradores e fornecedores da cadeia produtiva do calçado.
 
Quarta-feira, dia 7, às 10h30min, o IBTeC promoverá o 6º Fórum IBTeC de Inovação, com o painel "Plano Estratégico do cluster do calçado português: conhecimento, inovação e tecnologia". O diretor geral do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Leandro Melo, e o diretor geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), João Maia, serão os palestrantes.
 
Também quarta-feira, das 17h às 19h30min, o Sebrae promoverá o workshop "Inovação Centrada no Cliente", atividade que integra o Programa Startup RS Shoes / IBTeCHDAY", com a apresentação de soluções inovadoras em processos, produtos e materiais para a cadeia calçadista. O Startup RS Shoes é apoiado pelo IBTeC, que premiará a startup destaque ao final do programa com o valor de R$ 10.000,00, para ser aplicado exclusivamente na solução desenvolvida no programa, conforme regramento.
 
Quinta-feira, às 10h30min, Marcos Dillemburg, diretor de Tecnologia e operações da Novus Produtos Eletrônicos, será o palestrante no painel " Movimento 4.0: o desafio na prática". O objetivo é contextualizar os avanços do setor calçadista no Brasil em direção à Indústria 4.0 e o que ainda poderá ser feito para tornar as fábricas mais tecnológicas e eficientes.
 
Para finalizar, quinta-feira, a partir das 16h45min, o IBTeC promoverá o segundo painel do Fórum IBTeC de Inovação, com o tema "A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial". Como debatedores, Gianna Sagazio, diretora de inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria); Luis da Cunha Lamb, Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e Paraskevi Bessa Rodrigues, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.
 
Todas as atividades são gratuitas e poderão ser acessadas em links disponibilizados no site www.semanadocalcado.com.br que reúne todas as informações sobre a Semana, com os links de acesso a cada evento.