Notícias
06-10-2020 - Indústria gaúcha cresce 4,1% em agosto, mas ainda falta 5,6% para nível pré-pandemia
...

Com alta de 4,1% em agosto ante julho, o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) ainda precisa crescer 5,6% para voltar ao patamar de fevereiro de 2020, anterior à crise provocada pelo coronavírus. Entre os componentes do IDI-RS, calculado pela Fiergs, o faturamento real caiu 3,4% na comparação mensal, mas é visto pela entidade como uma "acomodação" diante da alta acumulada de 44,8% nos três meses anteriores. Segundo a CNI, o faturamento real do setor no país acumulou crescimento de 37,8% entre maio e agosto e ultrapassou o nível pré-pandemia.

 
No Estado, o emprego cresceu pelo terceiro mês seguido e teve a maior alta da série histórica, de 1,9%. Os demais indicadores também subiram: compras industriais (3,7%), horas trabalhadas na produção (3,4%) e massa salarial real (2%). Até a utilização da capacidade instalada aumentou 2,3 pontos percentuais.
 
Na avaliação do presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, a reação ocorre sobre "base muito deprimida, com perdas históricas". Segundo o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os números de agosto "reforçam a percepção de recuperação em V da atividade industrial".
 
Zero Hora