Notícias
14-10-2020 - CNI defende aprovação urgente de projeto que libera recursos do FNDCT
...

A CNI defende a votação com urgência, no plenário da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 135/2020, que estabelece a liberação total dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal ferramenta de financiamento à CT&I do país. A aprovação da proposta ainda neste ano é fundamental para assegurar a destinação de recursos que vão ajudar o Brasil a enfrentar os efeitos da pandemia de Covid-19 e promover o desenvolvimento. 


"O fato de investirmos pouco em P&D se reflete nos indicadores do país nesse campo, como o Índice Global de Inovação, no qual o Brasil está na 62ª posição entre 131 países, o que é incompatível com a complexidade e força de sua economia", complementa. 


Na edição deste ano do Índice Global de Inovação, o Brasil subiu quatro posições em relação a 2019, mas em razão da queda de outros países. A pontuação do Brasil caiu quando comparado com ele mesmo em comparação com o ano passado. O país aparece somente na quarta posição entre as 37 nações da América Latina e Caribe avaliadas no ranking, ficando atrás do Chile (54º), México (55º) e Costa Rica (56º). A América Latina aparece como uma das regiões mais mal classificadas.


Portal da Indústria