Notícias
26-10-2020 - SENAI faz elos importantes para viabilizar inovação no país
...
Desde 2019, três bolsistas de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICM-USP), localizado em São Carlos (SP), desenvolvem um projeto de automação baseado em big data e inteligência artificial para aumentar a produtividade de fábrica de uma multinacional do setor de alimentos.
 
Em um momento que o financiamento público para pesquisas teve corte de recursos, os alunos receberam bolsa fruto de projeto financiado pela empresa em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis (SC). Hoje, dos 802 profissionais dos 27 Institutos SENAI de Inovação espalhados pelo Brasil, 308 são mestres e doutores. Desses, 41 são bolsistas ligados a universidades.
 
Toledo diz que o SENAI criou uma estrutura qualificada para absorver esses profissionais, capazes de fazer a conexão entre a indústria e a universidade. Inclusive, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados empregou um ex-aluno de Toledo, que foi o responsável por identificar a capacidade do ICMC-USP de apoiar o projeto na empresa de alimentos. "Ele tem forte diálogo com a universidade e entende bem essa realidade, então foi capaz de trazer esses profissionais para a indústria", relata o professor.
 
Portal da Indústria