Notícias
14-11-2020 - Gestão deve estar no centro do debate sobre melhoria do aprendizado
...

A gestão escolar deve ser o centro do debate sobre a melhoria da qualidade da educação no Brasil. A avaliação de gestores e especialistas que participaram do Seminário Internacional SESI de Educação, quinta-feira (12), é a de que é preciso buscar a eficiência no uso dos recursos disponíveis para que o investimento reflita-se em maior aprendizado dos nossos estudantes. Um dos caminhos é dotar cada escola de um plano, com objetivos e metas, para se atingir os resultados previamente definidos. 

 
O SESI, por exemplo, contratou a Fundação Chile para construção do Programa SESI de Gestão Escolar de Qualidade. O projeto vai ajudar os diretores de cada escola a realizar um diagnóstico de sua realidade, a definir objetivos e elaborar um plano para melhoria com as ações necessárias a serem empreendidas. Além disso, será feito acompanhamento e avaliação externa dos efeitos do planejamento nos resultados esperados. 
 
"Temos de colocar a gestão como ponto central do debate. Se a gente quer fazer as transformações, precisamos saber aonde queremos chegar, quais são os resultados, para que estamos trabalhando. A escola também precisa ser bem gerida para gerar resultados", defendeu o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, durante o painel Gestão Escolar com Foco em Resultados: efeito escola.
 
Portal da Indústria