Notícias
18-11-2020 - Ajuste de contas é necessário para o crescimento sustentável
...

O Brasil precisa ajustar as contas públicas se quiser ter crescimento econômico sustentável e saudável nos próximos anos. Essa foi a mensagem principal do painel Perspectivas para a Economia Brasileira, que contou com a participação da economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, do economista Eduardo Gianetti, e com moderação do gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca. 


Segundo os especialistas, as medidas emergenciais adotadas pelo governo para o enfrentamento à pandemia foram importantes para reduzir os impactos negativos na economia, mas não podem se perpetuar por muito tempo sem conter outras despesas dentro do teto de gastos.


Entre as prioridades para o país recuperar a sustentabilidade das contas públicas é aprovar uma ampla reforma administrativa que reduza o engessamento do orçamento público, em especial com salários elevados de servidores.  De acordo com Gianetti, a questão do ajuste das contas públicas é fundamental ainda mais porque há muitas incertezas em relação à dinâmica da pandemia, o momento em que sairá a vacina para combater o coronavírus e o comportamento de consumidores e investidores. 


Outro ponto prioritário é a retomada das discussões sobre a reforma tributária para tornar o ambiente mais favorável aos negócios. Na visão de Ana Paula, não é necessário aumentar a carga tributária se a sociedade desejar um Estado menor. "Trazer eficiência nesse campo onde temos ineficiência poderá trazer aumento da arrecadação via uma economia mais pujante", disse. 


Portal da Indústria