Notícias
26-11-2020 - Indústrias do Mercosul e UE pedem urgência para acordo comercial
...

As confederações das indústrias dos países do Mercosul e da Europa se uniram e reiteraram seu apoio ao acordo comercial do bloco com a União Europeia. Em declaração conjunta, as entidades afirmaram que a entrada em vigor do tratado oferecerá oportunidades para os dois lados não só por razões estratégicas e econômicas, mas também do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.

 


Para as quatro entidades industriais do Mercosul e a BusinessEurope, as oportunidades de negócios criadas pelo acordo também serão importantes e urgentes para a recuperação dos choques criados pela pandemia de Covid-19. No documento, as instituições que representam as indústrias dos dois blocos ressaltaram que este é o mais amplo acordo comercial já concluído por eles. De um lado, a União Europeia encontrará oportunidades em um bloco econômico que se abre pela primeira vez. De outro, os países do Mercosul terão acesso a um grande mercado altamente integrado à economia mundial.


O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca que, atualmente, uma parcela de 65% do comércio entre Mercosul e União Europeia ainda está sujeita a barreiras tarifárias ou não tarifárias. Ele ressalta, ainda, que a liberalização das tarifas será gradual e favorecerá exportações e investimentos bilaterais, contribuindo para o crescimento dos dois lados.


Portal da Indústria