Notícias
08-12-2020 - PIB brasileiro deve crescer 3,2% em 2021, projeta Fiergs
...

Após ser afetado pela pandemia de coronavírus neste ano, o PIB do Brasil deverá crescer 3,2% em 2021. Essa é a projeção da FIERGS, que divulgou seu balanço anual nesta terça-feira (8). No evento, realizado em formato virtual pela primeira vez, a entidade também estimou que 2020 deverá terminar com retração de 4% na economia brasileira.  

 
A entidade avalia que o próximo ano será de retomada puxada por serviços e indústria, que deverão crescer 3% e 4,2%, respectivamente. Já a agropecuária  deverá ter incremento de 2,5%. Em 2020, apenas o setor primário deve fechar no azul, com expansão de 2,5%. São esperadas quedas de 4% na indústria e de 4,5% nos serviços. 
 
O economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, ressalta que "vivemos uma crise mundial sem precedentes", na qual 90% dos países entraram em recessão. Neste contexto, Nunes avalia que a concessão do auxílio emergencial às pessoas mais vulneráveis, políticas de suspensão e redução da jornada de trabalho e o auxílio federal a municípios e Estados ajudam a tornar a recuperação da economia mais rápida.  
 
Zero Hora