Notícias
07-01-2021 - RS teve disparada na criação de empresas no último trimestre de 2020
...

O número de empresas abertas no último trimestre de 2020 disparou no Rio Grande do Sul em relação a 2019. A criação de novos negócios no Estado seguia um fluxo bastante semelhante ao do ano anterior até outubro. A partir daí, houve uma grande guinada e o número de novos negócios cresceu aproximadamente 25% nos últimos meses do ano na comparação com igual período de 2019.

 

O ano fechou com bom desempenho, com alta acumulada de 5% nas aberturas. Ao longo de 2020 foram constituídas 196.302 novas empresas no Estado, enquanto em 2019 esse número não chegou a 187 mil.

 

Alguns fatores podem explicar o movimento positivo em um ano marcado pela pandemia de Covid-19. Um deles foi o crescimento do chamado "empreendedorismo por necessidade", atrelado à perda de emprego ou diminuição na renda familiar. Mas o mais relevante, segundo a presidente da Junta Comercial do Estado (Jucis/RS), Lauren Momback, foi o estímulo à formalização de negócios já existentes através da suspensão na cobrança da taxa de constituição  de empresa a partir de outubro.

 

A retomada na confiança dos empreendedores começou ainda no terceiro trimestre do ano passado. Mas foi em outubro que a abertura de novas empresas deslanchou.

 

Jornal do Comércio