Notícias
19-01-2021 - Demanda por crédito nos pequenos negócios dobrou em 2020, diz Sebrae
...

A proporção de pequenos negócios que tentaram um novo empréstimo nos bancos passou de 18% para 38% nos últimos seis meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa do Sebrae, divulgada nesta terça-feira (19).

 

 

No segundo trimestre do ano, durante a fase mais difícil da pandemia do coronavírus, o volume de crédito concedido pelos bancos aumentou em 35%, comparado ao mesmo período de 2019, passando de R$ 65 bilhões para R$ 87 bilhões.

 

No entanto, o aumento no total de financiamentos concedidos não foi acompanhando pelo crescimento do número de pequenos negócios tomadores de crédito. "Houve um crescimento considerável no volume de crédito e um recorde de 79% na proporção de empréstimos tomados como Pessoa Jurídica. Sob influência da pandemia houve, por um lado, uma mobilização do governo para oferecer programas de crédito emergenciais e, por outro, a necessidade de crédito por parte dos empresários diante de crise profunda", explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

 

Entre os pequenos negócios, a expansão do volume do crédito ficou concentrada nas Empresas de Pequeno Porte (EPP), que receberam 83% das novas concessões, seguidas das microempresas com 12% e dos microempreendedores individuais (MEI) com 5%. Já o número total de pequenos negócios tomadores de empréstimo bancário cresceu apenas 1%.

 

G1