Notícias
03-02-2021 - PMI composto do Brasil desacelera para 48,9 pontos em janeiro, diz IHS Markit
...

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil de janeiro mostra que o crescimento da produção do setor privado foi interrompido no começo de 2021, com o indicador passando de 53,5 pontos em dezembro para 48,9 pontos no primeiro mês deste ano, informou nesta quarta-feira, 3, a IHS Markit.

 

 

Os índices variam de 0 a 100 e leituras abaixo de 50 indicam retração. A leitura de janeiro é a primeira a ficar abaixo de 50 depois de cinco meses de expansão. "A contração ocorreu majoritariamente na economia de serviços, embora o crescimento da produção fabril tenha diminuído visivelmente", diz a nota da IHS Markit. "Os novos pedidos do setor privado caíram pela primeira vez em seis meses, ainda que levemente. Embora os pedidos de fábrica tenham se expandido, os prestadores de serviços notaram uma deterioração na demanda."

 

O PMI da indústria, divulgado na segunda-feira, foi o único a permanecer acima dos 50 pontos (de 61,5 em dezembro para 56,5 em janeiro), mas desacelerou ao menor nível desde junho.

 

Agência Estado