Notícias
11-02-2021 - Expectativa é de que 2º semestre seja melhor em termos de atividade, diz BC
...

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que a retomada da economia brasileira perdeu um pouco do fôlego no primeiro trimestre de 2021, devido a incertezas com relação à evolução da pandemia de covid-19. Ele repetiu que esse mesmo movimento tem sido visto na maioria das economias.

 

"A expectativa é de que o segundo semestre de 2021 seja melhor em termos de atividade", reafirmou, citando também a recuperação forte do emprego formal. Repetindo apresentação feita nesta semana, Campos Neto mencionou ainda a aceleração da inflação implícita nos últimos dias.

 

Ele citou ainda o avanço da "reflação" nos Estados Unidos e afirmou que o BC tem olhado esse movimento e conversado com outras autoridades monetárias.

 

No Brasil, os preços dos alimentos também representaram a maior parcela da alta da inflação, causada pelo aumento do consumo possibilitado pelo auxílio emergencial e pela elevação dos preços das commodities. Para o presidente do BC, esse movimento já tem "contaminado" os preços de outros setores da economia.

 

Agência Estado