Notícias
29-03-2021 - CNI publica cartilhas sobre compras públicas sustentáveis
...

 A CNI publicou, no Portal da Indústria, as Cartilhas de Compras Públicas Sustentáveis e ABNT NBR ISSO 20400 – Compras Sustentáveis, que visam contribuir na construção de requisitos de sustentabilidade para a compra de produtos por parte de órgãos públicos. O objetivo é incentivar a adoção de melhores práticas produtivas nas empresas e construir segurança jurídica para compras públicas sustentáveis.

 

A cartilha ABNT NBR ISO 2040: Compras Sustentáveis instaura compras que têm os maiores impactos ambientais, sociais e econômicos positivos possíveis durante todo o ciclo de vida do produto. Essa definição significa que se deve procurar diminuir os impactos negativos e maximizar os positivos do produto, considerando-se os impactos não apenas do seu uso, mas de toda a sua vida, desde a extração das matérias primas para a sua produção até o seu destino final.

 

Em paralelo, a cartilha de Compras Públicas Sustentáveis apresenta os passos necessários para a construção de propostas de fichas técnicas, a serem oferecidas aos órgãos públicos. As fichas técnicas indicarão requisitos de sustentabilidade para produtos e serviços, usualmente objeto de contratações públicas, sugerindo aos gestores públicos parâmetros para a escolha de critérios nas licitações públicas. Usar o poder de compra do Estado e sua capacidade de mobilizar setores privado e público com a melhoria do processo de compras governamentais e a modernização dos processos produtivos do parque industrial brasileiro.

 

A FIERGS, por meio de seu Conselho de Meio Ambiente (CODEMA), integrou o Grupo de Trabalho da CNI e atuou ativamente na elaboração destas cartilhas sustentáveis.

 

Confira a íntegra da cartilha ABNT NBR ISO 2040: Compras Sustentáveis: bit.ly/39q28vw

 

Confira a íntegra da cartilha de Compras Públicas Sustentáveis: bit.ly/3fv1Kjn