Notícias
22-04-2021 - Cenário ainda é de incertezas para a economia gaúcha em 2021
...

As perspectivas para o desempenho da economia do Rio Grande do Sul no começo de 2021 são mistas, com ainda muitas incertezas para o resto do ano. Por um lado, a agropecuária, com grande participação no PIB gaúcho, vive um bom momento, com retomada forte da produção agrícola após um ano de estiagem e os preços das commodities em alta. Já em relação à indústria, ao comércio e aos serviços de modo geral, a perspectiva é, neste momento, de piora do quadro econômico, associada ao recrudescimento da pandemia.

 


Esse cenário incerto das perspectivas para o Rio Grande do Sul foi apontado no Boletim de Conjuntura do governo do Estado, divulgado nesta quinta-feira (24), apontam para um cenário de incertezas nos próximos meses. O documento analisa as questões mais importantes da conjuntura internacional, nacional e regional disponíveis até o mês de abril, com foco no Rio Grande do Sul, com perspectivas para o próximo período. O estudo é elaborado por pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).


"Se, por um lado, a volta do auxílio emergencial trará um acréscimo de renda, e por consequência, de consumo, as medidas adotadas para refrear os efeitos da pandemia geram um quadro de incerteza para a indústria e, principalmente, para o comércio e os serviços", conclui a pesquisadora Vanessa Sulzbach, coordenadora do estudo.


Jornal do Comércio