Notícias
01-06-2021 - CNI propõe 48 medidas essenciais para a superação da crise e para crescimento no médio e longo prazo
...

A CNI elaborou dois conjuntos de propostas de políticas públicas, que são urgentes e necessárias, para amenizar os efeitos da crise provocada pela segunda onda da pandemia da Covid-19 e, paralelamente, contribuir para uma retomada consistente da economia e a construção das bases para um crescimento sustentado da economia. As 48 medidas estão consolidadas no documento "Vencer a crise e voltar a crescer".

 

"Ao todo, são 48 medidas para o Brasil vencer a crise e voltar a crescer", afirma o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade. "Não há alternativa: é crucial que medidas conjunturais e políticas estruturantes sejam implementadas simultaneamente", acrescenta.

Robson Andrade afirma que, além da prorrogação do auxílio financeiro às famílias, que já foi providenciado pelo Governo e pelo Congresso, ainda que numa escala menor do que no ano passado, é fundamental que sejam reeditadas também medidas para garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção de empregos, uma vez que houve uma forte queda na atividade econômica em março – um cenário que deverá se repetir neste mês de abril.  Segundo ele, essas ações devem ser acompanhadas do planejamento e da visão de crescimento no longo prazo. 

"Nos últimos 10 anos, o PIB do Brasil cresceu a uma taxa média anual de apenas 0,3%, enquanto o PIB da indústria de transformação encolheu 1,6% ao ano, em média. Não há mais tempo para se atacar um problema de cada vez", avalia.

Para acessar o documento, o link é https://bit.ly/3fDZR3e.

Portal da Indústria