Notícias
30-08-2021 - Com protagonismo da indústria, RS é o quinto Estado com mais acordos do Bem
...

O Rio Grande do Sul registrou 203,8 mil acordos dentro do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) em 2021. O Estado ocupa a quinta colocação no ranking de maior utilização do programa neste ano no país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Levando em conta só a Região Sul, o Estado lidera.

 

O BEm foi reeditado pelo governo federal em abril via medida provisória e terminou no último dia 25. O programa permitiu a redução de jornada e salário ou a suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia. Os trabalhadores têm direito à estabilidade por tempo equivalente. No país, foram registrados 3,2 milhões de acordos em 2021 (contabilizações tardias, após o encerramento do programa, podem alterar a quantidade final).

Analisando os dados por setores, a indústria lidera com praticamente a metade do total de acordos firmados dentro do programa no Estado em 2021. O setor concentra 100.674 acertos no ano, seguido por seviços e comércio.

 A indústria tem essa característica de maior estabilidade e maior especialização. Então, tem resistência maior à rotatividade do que tem, por exemplo, o comércio. A indústria usa esses programas para manter o vínculo do funcionário, diminuir linhas de produção, acionar quando volta a ter atividade, fechar quando diminui — diz Mattos. 

 

Agência Estado