Notícias
21-10-2021 - ANTT reajusta valores da tabela do frete em até 5,90%
...

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou novos reajustes na tabela de valores mínimos de frete. Os valores estão publicados no Diário Oficial da União. Os reajustes médios variam de 4,54% a 5,90% considerando o tipo de veículo e classe de carga. As altas acontecem após sucessivas altas nos preços do diesel, que gerou reclamações sobre a defasagem nos valores dos fretes de entidades do setor de transportes.

 

Pela legislação, sempre que a oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional for superior a 10%, o órgão precisa publicar nova norma com pisos mínimos, considerando essa variação do combustível.

 

Segundo a ANTT, o menor reajuste médio foi relativo a tabela de transporte rodoviário de carga lotação, de 4,54%. Em seguida, estão as Operações em que haja contratação apenas do veículo automotor de cargas, com alteração média de 5,10%.

 

A terceira tabela, de transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho, sofreu reajuste médio de 5,36%, e a de Operações em que haja contratação apenas do veículo automotor de cargas de alto desempenho foi alterada, em média, em 5,90%.

 

Agência Estado