Os 60 anos da Fapergs foram comemorados com o anúncio pelo governo do Estado de um investimento de cerca de R$ 360 milhões. Do total, R$ 150 milhões vinculados o Plano de Desenvolvimento lançado recentemente, com foco em inovação, ciência e tecnologia.
Durante o anúncio dos investimentos em cerimônia no Palácio Piratini, também foi feito o lançamento da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a apresentação do Plano de Investimentos 2025. De acordo com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, parte dos investimentos previstos para 2025 integram as estratégias do Plano Rio Grande. "Esse anúncio é uma forma de demonstrar a importância que queremos dar à pesquisa e inovação. A inovação é que dá qualidade de vida a todos", afirmou.
A Política Estadual de Ciência, Tecnologia E Inovação (Pecti) prevê programas e investimentos pelos próximos cinco anos. Ela regulamenta a Lei Gaúcha de Inovação (Lei Complementar nº 15.639), tendo sido estruturada para fortalecer a criação, atração e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa, universidades etc., promovendo um ambiente propício ao empreendedorismo inovador e às atividades científicas e tecnológicas.
Jornal do Comércio
Comments