top of page

Plataforma online e gratuita auxilia gerenciamento de riscos de MPES

No dia 27 de julho foi comemorado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI trouxe um case importante sobre o tema: o projeto SESI Facilita.


A ferramenta online, gratuita e inovadora foi desenvolvida para que micro e pequenas empresas elaborem o seu Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e enviem dados de Segurança e Saúde do Trabalho para o eSocial, sistema de registro do Governo Federal. O PGR é um programa para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

Para desenvolver a automatização, o SESI desenvolveu uma metodologia que facilita o processo de identificação e avaliação de riscos e contou com 6 profissionais, de engenheiros até ergonomistas, para automatizar a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos conforme o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) da empresa.


A metodologia desenvolvida, a base de dados acumulados pelo SESI ao longo de anos de atendimento e o trabalho dos especialistas do SESI possibilitaram a automatização do programa, onde o usuário precisa apenas selecionar os processos e os empregados da sua empresa, além de responder alguns questionamentos para que a avaliação seja dimensionada para a realidade da sua empresa. O sistema SESI Facilita se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a caracterização dos perigos e o sistema possa calcular a avaliação de riscos. A solução também sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.


Os principais diferenciais do projeto foram a autonomia para o micro ou pequeno empreendedor atender a legislação, acesso gratuito, facilidade de uso, adequação à legislação brasileira e dados protegidos, além de ser desenvolvida por profissionais com experiência em avaliação de riscos.


Acesse o site do SESI Facilita e saiba mais informações: https://www.sesifacilita.com.br/

 

Portal da Indústria


Kommentare


bottom of page