top of page

Prefeito eleito anuncia medidas para o desenvolvimento de NH

Em encontro com entidades empresariais na ACI nesta segunda-feira, 02 de dezembro, o prefeito eleito, Gustavo Finck, e o vice, Gerson Haas, anunciaram diversas ações para a retomada do desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo, a partir de 2025. Entre elas, estão a consolidação de dois novos distritos industriais, a desburocratização dos processos de licenciamento, a abertura de empresas em até sete horas, a disponibilização de todos os serviços da prefeitura pelo whatsapp e o incentivo ao ingresso de jovens no mercado de trabalho.

 

Conforme Finck, as áreas que vão receber os novos distritos industriais – cada uma com mais de cem hectares - estão sendo estudadas e pelo menos duas empresas já demonstraram interesse em instalar-se em Novo Hamburgo. “Vamos criar um ambiente favorável aos negócios”, disse.

 

O prefeito eleito também anunciou a criação da Secretaria de Governo, Gestão e Desburocratização, a revitalização do Centro da cidade, com a retirada das pessoas em situação de rua, e a reavaliação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), inaugurado em outubro, que deverá ter foco na formação de jovens e gestão de instituições de ensino, como a Feevale ou a Fundação Liberato. “Quem tem loja no Centro não vai mais ter medo de abrir as portas pela manhã e ter que lavar a calçada em frente”, disse.

 

Finck também informou que será criado o Comitê da Comunidade, com a participação de empresários e representantes de outros setores, para auxiliar na definição de prioridades e cada secretário, escolhido pela qualificação técnica, terá atuação próxima da comunidade, além de compromisso com o desempenho da sua área de atuação.

 

O incremento do turismo de negócios no município também é objetivo do prefeito eleito, que pretende fomentar os projetos já existentes em Lomba Grande e Hamburgo Velho, além de criar outros novos. “Vamos trazer dinheiro novo para a cidade através de novas ações e fazer com que nossa história seja mais conhecida”, acrescentou.

 

No encontro, dirigentes de entidades solicitaram a regulamentação da Lei nº 14.285/2021, que dispõe sobre as áreas de proteção permanente no perímetro urbano e nas regiões metropolitanas, e a revisão dos beneficiários do Bolsa Família, de benefícios complementares e do Programa Primeira Infância, que somam cerca de ¼ da população, para que voltem a interessar-se pelo mercado de trabalho, além da manutenção da secretaria de esporte e do desenvolvimento de projetos educacionais em conjunto com o Sesi e o Senai de Novo Hamburgo.

 

Prioridade à saúde e à educação

 

Conforme o prefeito eleito, as áreas de saúde e educação são prioridades do futuro governo. Contatos já foram feitos com a Secretaria Estadual da Saúde para a volta a Novo Hamburgo do tratamento oncológico (atualmente realizado na cidade de Taquara) e a construção de prédio anexo ao Hospital Geral. A UPAs serão revitalizadas e as creches municipais passarão a funcionar em turno integral, para que os pais possam ter tranquilidade para trabalhar.

 

Outras ações anunciadas são uma Parceria Público Privada para a gestão do lixo, a criação de novas feiras na Fenac, o corte de gastos com eventos festivos no primeiro ano e o debate do novo Plano Diretor com a comunidade. “Vamos fazer o melhor para a comunidade”, concluiu.

 

O evento era uma promoção conjunta do Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo (SICNH), Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinmaqSinos), Sindicato das Indústrias de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles de Novo Hamburgo (Sindartcouro) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal).

 

Comunicação ACI



Comentarios


bottom of page